Sobre o voto dos emigrantes nas legislativas de 2022 (SIC Notícias)

Em 1995 (há 27 anos), já havia 14% dos votos nulos nos círculos da emigração
É importante não omitirmos o essencial no meio da polémica: houve mais de um 1/4 de milhão de portugueses residentes no estrangeiro que votaram nas legislativas de 2022

Intervenção no jornal de sábado da SIC Notícias sobre o voto dos emigrantes, com os deputados Paulo Pisco e António Maló de Abreu.

A problemática dos votos nulos não é nova. Já em 1995 (há 27 anos!), havia 14% dos votos nulos nos círculos da emigração. Em 2009, 15%. E mais recentemente, em 2019, 22% de votos nulos na emigração. Adiou-se constantemente um problema que hoje ganhou uma dimensão gravíssima.

Mas na minha opinião, é importante não omitirmos o essencial no meio da polémica: houve mais de um quarto de milhão de portuguesas e de portugueses residentes no estrangeiro que votaram nestas últimas eleições!

Embora acredite que seja possível aumentar ainda mais esses nivéis de participação, também não esqueco de onde vimos e onde estamos hoje. E isso da-me orgulho em ser português.Esta e outras batalhas deverão merecer a mobilização de todos os portugueses.

Porque é tempo de termos condições de votação adequadas para as eleições presidenciais, e porque é tempo de termos uma representação política mais justa no seio do Parlamento Português.